segunda-feira, 2 de abril de 2018

Dicas de passeio em Lapaz, Bolivia

A Bolívia foi o primeiro destino das minhas últimas férias, em julho – apesar dos olhos arregalados das pessoas que ficavam sabendo do meu roteiro. É um país que ainda pouco entra na rota dos brasileiros, mas vale muito a pena pensar com carinho em visitá-lo.
Sim, é uma região pobre e muito simples, mas, por lá, encontrei um povo alegre e carismático, sempre disposto a ajudar. Isso sem falar nas belezas naturais exuberantes, que garantem uma paisagem rara aos nossos olhos. Uma mistura de deserto, com montanhas nevadas, lagos e formações rochosas curiosas.
Foram três dias em La Paz, capital da Bolívia, e dois em Uyuni, no sudoeste do país, onde está localizado o Salar, uma das principais atrações turísticas bolivianas. É um destino barato e que impressiona pela multiculturalidade. Para montar seu próprio roteiro, aí vão algumas dicas.

PASSEIOS EM LA PAZ
Três dias em La Paz são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da região. Alguns são dentro da própria cidade e, outros, nos arredores.

Centro Histórico
Programei-me para conhecer as principais atrações do Centro Histórico no meu primeiro dia em La Paz. Com muito chá de coca – tem por todo lado –, ignorei a altitude de 3,6 mil metros e fiz todo o caminho a pé, o que me rendeu um dia mais cansativo do que o normal, ainda mais nas subidas e descidas das ruas de lá.

No mesmo passeio, é possível conhecer pelo menos cinco locais diferentes. A Plaza Murillo é a praça principal, rodeada pela Catedral Metropolitana e pelo Palácio do Governo. Se estiver a pé como eu, a melhor coisa a fazer será sentar em um dos bancos ou nos degraus de uma escadaria e ficar observando o movimento dos bolivianos até recuperar o fôlego. O local tem muitas pombas, e um dos programas dos moradores é alimentá-las com grãos de milho.
Descendo algumas ruas (para baixo todo santo ajuda), é possível chegar à Igreja e Convento de São Francisco, principal construção da época colonial em La Paz – e a mais imponente, talvez. A algumas quadras dali, fica o tradicional Mercado das Bruxas. São ruas com lojas esotéricas, que vendem desde amuletos e ervas medicinais a simples suvenires. Causa um certo estranhamento de início, mas vale a visita para, especialmente, conhecer um pouco mais dos costumes locais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário