segunda-feira, 2 de abril de 2018

Monte Chacaltaya

Apesar de estar a apenas 30 quilômetros de La Paz, chegar ao topo do Monte Chacaltaya leva pelo menos uma hora e meia de van. A estrada até lá é íngreme e estreita, além de boa parte ser de chão batido. Então, prepare-se para o frio na barriga ao olhar pela janela.
A região costumava dar lugar à estação de esqui mais alta do mundo, a cerca de 5,4 mil metros de altitude, mas, com as mudanças climáticas dos últimos tempos, ela foi desativada – hoje, não há neve suficiente para a prática do esporte. De qualquer forma, ainda é possível visitar o local.
Você pode comprar o passeio em qualquer hotel – costuma ser vendido em conjunto com o tour pelo Valle de la Luna, ponto turístico bem ao sul de La Paz. A van leva o grupo até a base da estação desativada, mas de lá ainda faltam 200 metros para chegar ao cume, trajeto que é feito a pé por aqueles que querem se arriscar. Acho que levei uns 45 minutos para completar o percurso, muito lentamente e com várias paradas. Mais uma vez, a vista compensa e emociona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário